terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Autoconhecimento


Autoconhecimento


Autoconhecimento

"O ser consciente deve trabalhar-se sempre, partindo do ponto inicial da sua realidade psicológica, aceitando-se como é e aprimorando-se sem cessar. Somente consegue essa lucidez aquele que se autoanalise, disposto a encontrar-se sem máscara, sem deterioração. Para isso, não se julga, nem se justifica, não se acusa nem se culpa. Apenas descobre-se" ( Joanna de Angelis) 

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Influência dos Pais sobre os filhos.

Autor : Paulo Nunes

  “- o Espírito dos pais não exerce influência sobre o do filho, após o nascimento?  

   

__ Exerce, e muito, pois como já dissemos, os Espíritos devem concorrer para o progresso recíproco. Pois bem: o Espírito dos pais tem a missão de desenvolver o dos filhos pela educação: isso é para ele uma tarefa? Se nela falhar, será culpado”. ( Questão 208, de “ O Livro dos Espíritos”, de Allan Kardec). 

     Instruir significa oferecer conhecimentos a alguém, ministrar-lhe ensinamentos que, via de regra, são obtidos em estabelecimentos estudantis próprios para tal fim, enquanto educar é formar caráter, tarefa preponderante da família.
     Uma pessoa pode ser instruída sem ser educada. A sociedade está repleta de exemplos dessa natureza, no entanto, quem é educado também é instruído, pois que a educação pressupõe uma ação mais completa. 
   

Sendo Espíritos imortais, criados por Deus na simplicidade e na ignorância, com a proposta de alcançarmos a perfeição à partir dos nossos próprios esforços, em busca do aprimoramento pessoal, saímos um dia das esferas espirituais para uma existência na Terra, trazendo na bagagem inúmeras metas a serem alcançadas, tendo em mira a nossa prosperidade e evolução.
     Renascidos neste mundo, sob a guarda e tutela dos pais, neles depositamos nossas esperanças de concretização dos nossos sonhos, contando com a imprescindível colaboração deles, o que possibilitou a nossa caminhada até aqui, com as condições devidas para que colhêssemos os frutos das semeaduras que fizemos.

     Da mesma forma, nossos filhos, em idênticas condições e desejos, também aspiraram progresso e melhoria, despertando em nossos braços dentro de um novo processo reencarnatório. Buscam por aperfeiçoamento e evolução e confiaram em nossas mãos seus anseios de crescimento espiritual.
     Sendo assim, é indispensável compreender que a paternidade é, sem dúvida, uma das maiores missões que alguém possa receber sobre a face da Terra. Tarefa de extrema e capital importância, pois que dependendo da responsabilidade e dedicação como é executada, contribuiremos para a formação de uma sociedade mais justa, fraterna e humana ou criaremos núcleo de indivíduos desajustados, inconsequentes e imaturos que comprometerão a estabilidade do organismo social em que mourejamos.
  

  Nenhum pai e nenhuma mãe poderá desconhecer a gama de responsabilidades que pesa sob seus ombros. A cada um deles Deus perguntará, através das suas próprias consciências : o que foi feito dos filhos que a eles foram confiados?
     Assim, é indispensável criar condições para que nossos filhos se instruam, mas é imprescindível que nos esforcemos até as raias do sacrifício para educa-lós.
       E, incontestavelmente, a melhor e mais adequada forma de ensina-lós a viver com dignidade, respeito, responsabilidade e honradez é exemplificando tais virtudes, pois que os genitores são os primeiros e os mais fortes referenciais que os filhos encontram.
     Que os pais exercem reconhecidas influências sobre os filhos ninguém tem dúvidas, o que realmente precisamos refletir, maduramente, é sobre a qualidade dessas influências, pois que no momento nota-se significativa parte da infância, adolescência e juventude carregadas de problemas e carentes de um postura mais digna, fatores que poderão, sem dúvida, comprometer a reencarnação de muitos que planejaram progresso e evolução.
   

Como se sentirão os pais, nos dias do futuro, ao tomarem consciência de que a falência e a derrocada dos filhos decorreram do descaso, omissão e indiferença deles diante da inadiável tarefa de educa-lós e que deixaram de realizar?
     Da mesma forma, qual será o tamanho e a dimensão da alegria e da satisfação dos genitores que não descuidaram da missão de educar a sua prole, ao ver os filhos enquadrados na ordem dos homens de bem?

Reflitamos…ainda há tempo…


Disponível em:

http://usecara.org/?p=829


quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Livro N. 53 - ATAREVE Olhos da Vingança

 
O domínio da força exalta instintos, emana percepções e comanda vontades. Mas os sentimentos puros buscam a harmonia. Réu da própria consciência, o personagem procura vencer desafios num ambiente onde o respeito é forjado no medo. Império romano; palco de paixões em amadurecimento, a caminho do amor. Conflito entre a ética do poder e a responsabilidade da justiça num cenário de traição, fanatismo e de esperança contra a tirania.

Vigorosa narrativa de Fénelon que supera a barreira do tempo, trazendo o ontem ao hoje, conduzindo-o ao amanhã; revelando as fraquezas humanas enquanto não se conquista a suprema perfeição.

Simplicidade e precisão captadas pelo autor que registrou a rudeza de uma época sem macular a força criadora da vida.

Leitura prazerosa e instigante.

Livro N. 52 - A Misericórdia Divina Nos Liberta do Passado

 

Resenha do livro A Misericórdia Divina Nos Liberta do Passado

Autora: Jéssica Cavalcante
 
"O livro A Misericórdia Divina Nos Liberta do Passado tem como base principal nos mostrar para que nascemos, afinal não viemos ao mundo a passeio e ate para nascer tem o “por quê”. O livro A Misericórdia Divina Nos Liberta do Passado conta histórias variadas quais são de espíritos desencarnados que passam pela Casa Transitória que é um complexo hospitalar e de estudos para os irmãos desencarnados e o grupo espírita Euripedes Barsanulfo que tanto presta auxílio para os encarnados e também para os desencarnados.

  O livro A Misericórdia Divina Nos Liberta do Passado, é um livro Kardecista qual nos mostra com riqueza de detalhes um pouco da complexidade do plano espiritual. Além de trazer consigo muitos ensinamentos, possui citações valorosas. A meu ver, durante a leitura e análise, a principal lição que pude aprender é: “Não se vingue”, sabe aquele ditado que diz: “O Crime não compensa”? Pois bem, “a vingança não compensa” e com isso toda ações que realizamos iremos arcar. Ou seja, quem planta um dia irá colher e posso garantir que a colheita será farta.

 Por ser diversas histórias, com toda certeza possui mais de 6 histórias de vidas, são bem distintas essas histórias já que cada personagem, no caso pessoa, já que são historias reais possui contextos de vidas bem distintos, ou seja são pessoas de contextos sociais opostos mas o que elas tem em comum é que geralmente cometeram erros bem parecidos. A presença da violência, de condutas errôneas, vingança por morte prematura e etc.

 Logo no primeiro capítulo você se depara com a história de Manuela e de todo o livro a historia de Manuela foi a que mais me impressionou ate porque me surpreendeu e como eu gosto de dizer, não gosto de prever o que vai acontecer no livro – gosto de ser surpreendida. Logo nas primeiras páginas assim que Manuela se casa, eu penso: “Legal, se casou, agora vai ser feliz para sempre”, e com toda certeza me enganei. Estava tudo as mil e uma maravilhas, família feliz, tudo lindo ate que do nada surge o Everaldo e faz a historia de Manuela tomar um rumo oposto. E Manuela se envolve em um romance com Everaldo ate que ela vem a engravidar e com medo do marido descobrir ela resolve causar uma tragédia. (infelizmente não posso contar o que Manuela fez, pois se não perde a graça e eu acho justo o leitor sentir a mesma sensação que eu tive de surpresa). Então quando essa tragédia acontece, eu não imaginava que a leitura tomaria esse rumo. Ficou um suspense no ar, pois Manuela bem no início do livro é uma personagem típica de filme da Disney. A personalidade de Manuela é tão doce quanto à de Cinderela, mas como diz minha mãe: “É de onde não se tira que se espera”. Com toda certeza Durante a leitura você perceberá que Manuela e Cinderela só têm em comum mesmo a beleza.

Outra história que me fez “cair o queixo” foi a de Gustavo, no final você descobre que o vilão não é tão vilão assim. Uma coisa é certa na vida não tem isso de mocinho e bandido, porque ao passo que anda a vida o mocinho pode muito bem se revelar no vilão. Foi outro momento que me surpreendi, pois pensei que a leitura iria trilhar para um caminho e me deparo com uma informação que explica o ‘por quê’ de tantas coisas terem acontecido.

 Com toda certeza ao ler o livro A Misericórdia Divina Nos Liberta do Passado, você irá se surpreender. O legal do livro é que ele mescla momentos de muito suspense com momentos de paz, porque alguns momentos o cenário é no plano espiritual onde está uma verdadeira paz com os irmãos desencarnados estudando e auxiliando uns aos outros. O livro também trás algo bem interessante, a respeito de manicômios, pois no plano espiritual também existe manicômio.


 A percepção que eu tenho é que quando o assunto é umbral pelo visto o planeta Terra está bem agitado ultimamente pois as piores barbarias invés de acontecer no Umbral acontece aqui na Terra. É bom para acabar com esse estereótipo de céu e inferno, já que muitas vezes o inferno não está no umbral em si nas atitudes erradas e irresponsáveis dos humanos. Não estou dizendo que o planeta Terra é um ‘inferno’, afinal existem muitas pessoas boas nesse mundo, mas se existe violência e todo esse terror que vemos diariamente é unicamente culpa nossa, pois é a partir de ações humanas que nascem a violência e muitas outras tragédias. O livro A Misericórdia Divina Nos Liberta do Passado, trabalha muito a questão de conduta, pois ele mostra como nossas atitudes prejudicam o próximo e a nós mesmo, então ele frisa bem a respeito da ambição, o contexto familiar e etc. Isso é bem legal!

  Gostei muito do livro A Misericórdia Divina Nos Liberta do Passado, pois as histórias são bem envolventes, os conhecimentos acerca da espiritualidade também são bem interessantes, pois muitas de minhas dúvidas a respeito da reencarnação foram sanadas.

 Outro ponto que me chamou muita atenção é que esteticamente eu achei o livro muito lindo, não gosto de julgar capa, pois para um livro ser interesse ele tem que te conquistar. Mas a primeiro olhar eu achei o trabalho de diagramação bem feito, pois os detalhes em auto-relevo da capa achei bem legal, além que a capa em si é muito bonita. O livro é leve, e facilita bastante a leitura. Comento esse fator porque em termos estéticos também me surpreendi, pois ele é bonito esteticamente e lógico possui um conteúdo fascinante.

  Tem uma citação na pagina 306 e eu achei muito linda, transcrevi apenas um trecho, pois a citação completa está em: (CliqueAqui)

“É Deus! Deus, que vos revelais pela natureza, vossa filha e nossa mãe. Reconheço-vos eu, Senhor, na poesia da Criação, na criança que sorri. No ancião que tropeça, no mendigo que implora, na mão que assiste, na mãe que vela, no pai que instruí, no apostolo que evangeliza!”
                                                                                  Eurípedes Barsanulfo.

Segue as informações abaixo:


Autor:  Izoldino Resende
 Editora:  Chico Xavier
Nº de Páginas:  320
Preço:   R$ 12,00 *podendo variar conforme o distribuidor*
Mais informações do livro, acesse: