"É preciso recomeçar
Célia Xavier de Camargo
Pelo espírito Eduardo
Editora Petit
473 páginas
Laura apaixonou-se por Afonso, um jovem atleta. Ela é fiel, não divide seu coração. Ele a ama, mas é volúvel: às escondidas, em meio a alegres noitadas, entrega-se à bebida. Na companhia da namorada, é o disciplinado jogador de basquete. Longe dela... Uma gravidez indesejada os conduz ao casamento. Os pais de Afonso são ricos e, para eles, Laura não está à altura de seu filho. Casado, Afonso não suporta o peso da responsabilidade e se revela um alcoólatra. A obsessão, o perigo invisível, ronda o lar de Laura. Ela precisa amar, mas – do outro lado da vida –, uma sombria criatura, terrivelmente enciumada, pretende impedi-la de recomeçar...
Em nossos dias, esses fatos criam um panorama realmente estarrecedor. Meninas e meninos logo no início da adolescência mergulham no vício, em festinhas e “baladas”, com a conivência dos pais, que justificam: “Eles são jovens! Têm de aproveitar a vida!” Pais irresponsáveis que não percebem que de maneira perversa, a bebida torna-se trampolim às outras drogas, lícitas ou não.
A autora coloca a abertura da história dentro desse pensamento. Vamos conhecer a vida de Laura e Afonso, ela jovem sonhadora de formação simples e humilde, ele também jovem, cobiçado pelas meninas do colégio por sua beleza, porte atlético e por ser destaque no time principal. Eles se apaixonam e ela engravida, tendo início a jornada familiar do casal sem a aprovação dos pais de Afonso. Laura que nunca trabalhou, resolve cuidar do filho e os dois se casam, e Afonso leva o segredo da sua já dependência alcoólica.
Diante das dificuldades iniciais da vida a dois, sem dinheiro, prestígio, cortejos e "paparicos" que ele havia se acostumado, o casal se vê diante de duras provas. Afonso, um espírito fraco, não vai suportar o peso da responsabilidade e se entrega ao vício e ao trabalho, gastando tudo o que ganha, não deixando fácil a vida de Laura e seus três filhos, que passam a temê-lo e odiá-lo.
Mas o romance não fica só nisso. Você irá entrar mais nesse mundo onde a realidade é outra e não existe somente o prazer que a bebida proporciona, conhecerá a dificuldade que o vício traz e a dor que causa. Conhecerá também outros personagens e a toda a evolução desse romance, longo, mas completo, com uma ótima revisão, fácil absorção dos assuntos abordados e recheado de uma linda história de amor que vem contemplar a todos. O tema alcoolismo é triste mais o romance é recheado com romantismo, solidariedade, fraternidade e união.
É de riqueza espiritual que não deixará dúvida. Vale à pena ler!"
FONTE DA RESENHA: http://www.historias-semfim.com/2012/05/resenha-e-preciso-recomecar.html
Postado por Carla em quarta-feira, 9 de maio de 2012